Após muito tempo vendo filmes e sem fazer resenhas acabo ficando um pouco enferrujado, mas decidi voltar com um ótimo filme histórico, que agrega muito conhecimento e, na verdade, explica bastante da origem do mundo que temos hoje com a tecnologia. Estou falando desse filme maravilhoso: Piratas do Vale do Silício.
A principio este filme foi feito para ser passado direto na televisão (TNT), sua sinopse é basicamente a histórica das duas pioneiras no mercado de computadores domésticos, Apple e Microsoft. Não, a história não é sobre Steve Jobs e Bill Gates, é sobre as empresas, claramente os mesmos estão no filme e acompanhamos etapas de suas vidas, porém o foco do filme é mostrar os grandes acontecimentos que ambas empresas tiveram, principalmente a criação da Microsoft e a reviravolta de Gates para cima de Jobs.
Gostaria de iniciar essa resenha esclarecendo uma dúvida que eu mesmo tive quando vi o título: "O que é Vale do Silício?"
O Vale do Silício é um apelido para a Baía de São Francisco (localizada na Califórnia, Estados Unidos). Possui esse apelido pois nessa região eram/é muito produzidos circuitos integrados de silício (elemento químico), um exemplo disso é a própria Intel. Nessa região também estão concentradas inúmeras sedes de empresas e produtoras de tecnologia de ponta, como por exemplo: Google, HP, AMD, Adobe, Yahoo, etc... (Clique aqui para ver o mapa). Outra curiosidade é a respeito do termo "pirata", no filme é explicado isso, então não irei estragar a surpresa de quem ainda não assistiu hehe, continuando sobre o filme.
Como comentei na minha resenha do filme "A Troca", filmes com teor/base histórica são difíceis de serem analisados por conta de não podermos considerar fatores como: Roteiro, personagens e desfecho. Porém podemos analisar a maneira como o filme nos mostrou esses pontos.
![]() |
| Noah Wyle (Steve Jobs) a frente e Anthony Michael Hall (Bill Gates) atrás. |
O filme intercala entre o estouro e sucesso da Apple (logo no inicio do filme) e do trabalho de Bill Gates em entrar para o mercado de computadores, assim criando a Microsoft (final do filme). Wozniak narra sua história com Jobs e Balmer com Gates.
O filme é bem argumentado, porém começa a ficar interessante do meio para o final, que é quando Bill Gates já começa arquitetando seus planos para cima da Apple, e quando o Sistema Gráfico é descoberto e lançado.
Temos um fator histórico muito importante nesse filme, pois nos mostra as invenções "antigas", diferente das que conhecemos hoje, como o Altair por exemplo. É legal, e até engraçado ver como uma coisa tão simples para nós, hoje em dia, era tão surpreendente nessa época. Posso dizer que é impressionante, pois do inicio do filme (começo da ideia e criação de computadores para uso das pessoas/domestico) até os dias de hoje só se passaram 50 anos!!!! Isso em termos tecnológicos é incrível, o quanto conseguimos avançar em tão pouco tempo (imagine daqui a 50 anos, o que será que teremos?!). E é essa mensagem e curiosidade que o filme nos deixa.
![]() |
| O verdadeiro Bill Gates a esquerda / Anthony Michael Hall interpretando Gates a direita |
![]() |
| Cena do filme em que Anthony aparece sorrindo, igual Gates |
![]() |
| Bill Gates sorrindo |
Outra curiosidade, Anthony também já fez papeis em outros filmes que fizeram muito sucesso, dentre eles:
- Gatinhas e Gatões (Ted, o fazendeiro)
- Clube dos Cinco (Brian Johnson)
- Edward Mãos de Tesoura (Jim - valentão)
- Batman o Cavaleiro das Trevas (Mike Engel - Reporter)
A trilha sonora do filme é quase inexistente, ou se tem algum som realmente não é memorável para ficar na memória.
Uma coisa extremamente interessante neste filme é que os narradores (Wozniak e Balmer) quebram a 4º parede (para você que não sabe o que é isso, clique aqui para descobrir), assim conversando com o telespectador durante o filme.
Puxando o que falei antes, o filme começa a ficar muito interessante do meio para o final, o começo é um pouco entediante por começar praticamente "do nada", porém assim que as negociações e novas tecnologias vão começando a serem feitas ficamos na ânsia de saber como que Bill Gates irá conseguir criar a Microsoft.
O filme tem fim no ano de 1997, quando Jobs foi mandado embora da Apple.
O famoso Podcast, chamado Nerdcast, já fez um podcast a respeito desse filme. Recomendo fortemente ouvir depois de assistir o filme:
Os Piratas do Vale do Silício - Nerdcast 129
Conclusões:
Fora roteiro e atores/atrizes, o que posso falar do filme é que tem um valor histórico tremendo, e é uma cinematografia obrigatória para todos que são amantes (ou apenas gostam) de tecnologia.
Algumas das próprias pessoas que fazem parte do filme (Wozniak, por exemplo) já disseram que acharam o filme ótimo, porém algumas coisas mostradas não aconteceram de verdade.
Recomendo assistir mais de uma vez, alem de trazer alguns conhecimentos tecnológicos é um filme perfeito para administradores/gestores/empreendedores.
Nota: 7,5






Comentários
Postar um comentário