Quando os Anjos Dormem (Analise completa do filme)


*SPOILERS A BAIXO*

Um filme com o oferecimento Netflix (me patrocina), este é um filme agonizante, confuso, com uma personagem extremamente irritante e com várias lições de vida.
"Quando os Anjos Dormem" é um filme que até o momento (07/01/2019) esta sendo reproduzido pelo sistema de streaming, Netflix. O filme se trata sobre uma noite na vida de Germán (Julián Villagrán) que enquanto volta para casa após um longo dia de trabalho (atrasado para o aniversário da filha) atropela uma jovem na estrada, a partir disso seu destino esta atrelado a amiga dessa jovem atropelada.
A sinopse é tão boa que faz a pessoa pensar "Mas o que a amiga da pessoa atropelada tem haver?" e esse é o foco do filme, uma única noite que muda toda a vida de Germán. A vitima, Gloria (Asia Ortega), enquanto tentava buscar uma carona para ir para casa é atropela por Germán, a amiga dela Silvia (Ester Expósito) encontra Germán e o corpo totalmente ferido de Gloria em seu carro. Silvia jura e insiste que Germán a atropelou propositalmente, então o filme é sobre Germán perseguindo Silvia durante a noite inteira tentando prova sua inocência, já que a mesma quer leva-lo e denuncia-lo a polícia.
Antes da cena do atropelamento vemos que Germán estava dirigindo com condições de exaustão, estava cansado e com sono, inclusive o mesmo foi parado pela policia e acompanhado até um motel para descansar, mas foge sem a polícia perceber. Quando atropelou Gloria, Germán nem ao menos viu, sentiu o carro dar um leve pulo, e quando voltou para ver o que havia ocorrido encontrou Gloria ensanguentada na estrada, Germán chega a ligar para uma ambulância, porém sem saber onde estava desiste da ligação e é nessa hora que Silvia aparece.
Germán dirigindo sob exautão

O filme começa a ficar agonizante a partir deste ponto, Silvia se mostra bem abalada pelo que aconteceu com Gloria, vale ressaltar que as duas estavam sob efeito de bebidas e drogas antes de encontrar Germán, o que já o deixa em uma situação terrível, pois se a polícia o encontrasse eles veriam um homem com uma garota morta e outra com resquícios de droga no organismo (apenas adicionando, é mostrado também que Silvia tem claro problemas com a mãe e com o pai, ou padrasto). Silvia tenta fugir de Germán de todas as maneira possíveis, mesmo Germán se mostrando bem arrependido e solicito em ajudar, a mesma foge, agride, foge de novo e agride novamente Germán, e o mesmo não faz nada com ela, apenas diz que quer conversar e ajudar.
Saindo um pouco da história, existe duas personagens neste filme que você literalmente tem vontade de matar: Silvia e Sandra (mulher de Germán). Silvia é irritante por si só (eu sei que ela estava assustada, ou até mesmo sob o efeito de drogas, mas não justifica todo esse "auê" pra cima do Germán, o cara só queria ajudar), ela insiste o filme inteiro que Germán matou propositalmente, mas se Germán realmente tivesse feito propositalmente: 1 - Ele não teria voltado para ajudar, 2 - Ele mataria Silvia ao invés de auxilia-la, 3 - Ele não contaria nada sobre a vida dele para ela.
Sandra é outra que não ajuda, mas ainda tem justificativa. Sandra liga para Germán nos momentos mais extremos do filme para perguntar onde ele esta, em contraponto o vizinho deles aproveita dessa situação para frequentar e ficar ao lado de Sandra (claro que não só por amizade). É entendível já que ela se preocupa com Germán (mesmo estando brava por ele não te conseguido ir no aniversário da filha). Germán diz a Sandra que ainda não chegou em casa pois atropelou um cachorro.
Silvia prestes a ter um ataque de desespero
Gostaria de parabenizar o folego da atriz de Silvia, a menina corre o filme inteiro sem parar por 1 segundo, com toda a certeza Silvia é uma maratonista.
Uma coisa que gostei e não gostei (ao mesmo tempo) no filme foi o cenário escuro, não gostei pois tem horas que não é possível ver absolutamente nada, porém gostei pois o cenário ajuda a criar uma imersão maior, um ar de desespero e medo.
Após toda a perseguição (que compõe 80% do filme) Silvia machuca Germán ao ponto do mesmo sangrar da cabeça aos pés, cansado de toda aquela situação e de Silvia entrega-lo para polícia e não poder mais ver sua família ele enlouquece. Em uma mega cena agonizante, Germán enforca Silvia até ela desmaiar. Quando ela acorda, pela manhã, tenta buscar ajuda em uma estrada movimentada que estava próxima de onde havia desmaiado, porém Germán chega com seu carro nessa hora, quando Silvia tenta atravessar um pequeno riacho é apedrejada por Germán e depois morta enforcada debaixo d'água.
Esta cena final foi muito bem feita, é realmente agonizante ver a morte de Silvia (mas do jeito que a personagem é chata e irritante você nem se comove tanto).
O filme tem alguns sérios furos de roteiro nesta parte, quando Silvia acorda ela não encontra ninguém em sua volta, e de repente minutos depois que ela acorda Germán chega com seu carro, não é explicado onde Germán foi, e se o mesmo ia mata-la por que não o fez quando ela estava desmaiada?!
Germán tentando consolar Silvia, após a morte de Gloria
Durante o filme só acontecem coisas ruins e azares para Germán, porém o final ele conseguiu se dar bem até. Após matar Silvia ele enterra seu corpo e o de Gloria neste riacho e vai embora para sua casa.
Comentei acima, enquanto falava sobre a esposa de Germán, Sandra. Que o vizinho deles estava se aproximando dela com segundas intenções, não dei nem muita profundidade nisso pois é um ponto da história que é tão sem sentido e desnecessário, o vizinho é totalmente vago e esse "lance" desses dois não precisa nem ter acontecido. Eles se beijaram em um ponto, mas Sandra rejeita e o manda embora, e fica por isso mesmo. Esta cena e o personagem não movem em absolutamente em nada a história.
Após voltar para casa Germán vai se deitar, e Sandra encontra o carro de Germán todo amassado e encontra o celular de Gloria no banco de trás (já que Gloria ficou morta no carro de Germán o filme inteiro, e Germán após tudo se esqueceu de tirar o celular dela). No celular de Glória a mãe dela ligava preocupada, após isso a polícia chega na casa de Germán, no fim Sandra diz que Germán atropelou um cachorro na estrada e simplesmente toda a polícia desiste da busca, eles não levantam provas, não vasculham a casa, não procuram pistas, toda a busca acaba ali.
O final se passa 1 ano após os acontecimentos, Germán assiste na televisão que já se passou 1 ano desde que Silvia e Gloria foram achadas mortas, os acusados são uns meninos que estavam com elas antem de Germán atropelar Gloria. Enquanto vê TV Germán e Sandra aprontam o aniversário da filha, e o filme acaba.

Conclusão:
Agora vamos lá, o filme tem muitas pontas soltas, furos no roteiro e cenas totalmente sem conexão com a história principal (desnecessárias). O som é praticamente inexistente, se houver alguma trilha sonora não é tão memorável ao ponto de se admirar.
A atuação, principalmente de Germán, é ótima, parabéns para os atores/atrizes.
O filme é bom mas com essas pontas soltas, como comentei, acabam baixando bastante sua nota. A proposta dele de ser um suspense agonizante foi cumprida, porém tem tanta coisa que poderia ser desenvolvida, não nos é explicado/mostrado o porque Silvia tem problema com os pais (ficou naquele ar de: ela é uma adolescente rebelde e só), não é dito mas da a entender que Sandra sabe o que aconteceu com Germán e o perdoou (também não é explicado), o vizinho nunca mais apareceu, o carro que Germán estava era da empresa que ele trabalhava, ela não prestou queixas ou esclarecimentos pela danificação do mesmo, ... e por ai vai a lista.

Silvia correndo de Germán
Um lado bom é que o filme nos da ótima lições de vida:
1 - Não dirija quando se esta com sono
2 - Passe mais tempo com a família
3 - Não permita que seu vizinho estranho frequente sua casa com a sua esposa (sozinhos)
4 - Ouça o que os policias dizem
5 - Caso esteja em uma estrada no breu da noite e sentir uma lombada ou que passou por cima de algo, NÃO PARE!
6 - Uma única noite pode estragar sua vida para sempre, então viva, seja feliz e coma verduras.

Nota: 6,5

Comentários